I ETA AMBIENTAL MERCANTIL INTERNACIONAL DE ALAGOAS

13 DE JUNHO DE 2019 - dessalinização e tratamento de água

MODERAÇÃO

Betina G. R. Alves 

BIÓLOGA, PHD EM SUSTENTABILIDADE PELA USP E DIRETORA DA AMBIENTAL MERCANTIL EVENTOS

Betina G. Rodrigues Alves, PHD em Meio-ambiente pela USP, diretora de eventos da Ambiental Mercantil irá abrir e moderar o evento. A empresa Ambiental Mercantil é afiliada da empresa alemã SUPPLYgoGREEN technologies for a green world. Oferece a primeira plataforma gratuita de anúncios classificados online para atender e criar oportunidades de negócios aos vários segmentos do mercado ambiental brasileiro, AMBIENTAL MERCANTIL O portal mais ambiental do Brasil.


ABERTURA

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS ABRE EVENTO E MOSTRA PORQUE O MERCADO de tecnologias AMBIENTAis DEVE investir em alagoas

Sr. José Carlos Lyra de Andrade

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE ALAGOAS ABRE EVENTO

José Carlos Lyra de Andrade é o Presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA) abrirá o I ETA AMBIENTAL MERCANTIL INTERNACIONAL DE ALAGOAS. Na abertura, irá apresentar o estado de Alagoas e a região do Nordeste como região potencial para investimentos dos vários setores ambientais.  


SEDETUR DE ALAGOAS APOIA O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO AMBIENTAL

Rafael Brito

SECRETÁRIO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO

Rafael Brito é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem experiência no segmento empresarial de Atacado e Distribuição de Alimentos e de Construção Civil. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Marketing pelo Instituto Português em Administração e Marketing (IPAM). Em 2015 foi também secretário de Estado do Trabalho e Emprego de Alagoas, atuando na implantação de projetos como Economia Solidária e Empreendedorismo na Juventude, e em 2016 assumiu a presidência da Agência de Fomento do Estado de Alagoas (Desenvolve).

 

Atualmente, assume a missão de liderar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).


baden-württenberg, estado da alemanha, busca promover intercâmbio com alagoas e nordeste

Ewald Stirner

PARTICIPAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO ESTADO DE BADEN-WÜRTTEMBERG NO BRASIL

Ewald Stirner é o representante do estado de Baden-Württemberg no Brasil. O escritório de Representação de Baden-Württemberg é ligado à Federação das Indústrias do Paraná (Sistema FIEP) e atribuído ao Ministério da Economia, Trabalho e Habitação do estado de Baden-Württemberg. O objetivo é promover o intercâmbio econômico entre os dois países, apoiando empresas e organizações de Baden-Württemberg em suas atividades no Brasil e apoiando empresas e organizações brasileiras que tem interesse nas indústrias de Baden-Württemberg.


CONSULADO GERAL DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA - RECIFE

Bernardo Fialho

PARTICIPAÇÃO DO CONSULADO GERAL DA ALEMANHA PARA O NORDESTE

Bernardo Fialho é Assessor de Assuntos Econômicos e Temas Globais 


DIRETOR-PRESIDENTE DO INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DE ALAGOAS PARTICIPA DA MESA DE ABERTURA DO EVENTO

Gustavo Ressurreição Lopes

PRESIDENTE DO IMA - INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE ALAGOAS

Gustavo Ressurreição Lopes é engenheiro civil e Diretor-presidente do IMA AlagoasAo instituto compete executar as políticas estaduais de Meio Ambiente, essas entendidas como o conjunto de normas, planos, programas e outros instrumentos de proteção ambiental, assim como cumprir e fazer cumprir o que determina a legislação ambiental vigente no país.

 

Fazem parte ainda das competências do órgão: a busca da observância da legislação ambiental e a conscientização da comunidade quanto à necessidade de zelar pelos recursos naturais.

Links relacionados:


PRESENÇA BRASILEIRA NO CORAÇÃO DA EUROPA APRESENTA "OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS ENTRE ALEMANHA, EUROPA E BRASIL"

Simone Horvatin

BRASILEIRA RESIDENTE HÁ 20 ANOS NA ALEMANHA, FUNDADORA DA SUPPLYgoGREEN TECHNOLOGIES FOR A GREEN WORLD, FOMENTA TECNOLOGIAS E MERCADOS INTERNACIONAIS

Simone Horvatin, fundadora e diretora executiva da SUPPLYgoGREEN Spreading green technologies for a clean world e das plataformas ambientais AMBIENTAL MERCANTIL: anúncios classificados, notícias e eventos. Uma das responsáveis pela organização do evento: I ETA AMBIENTAL MERCANTIL INTERNACIONAL DE ALAGOAS. Irá apresentar tecnologias ambientais de empresas européias que buscam o mercado brasileiro.  

Links relacionados:


PAINEL I - MANHÃ

SOLUÇÕES E TECNOLOGIAS DE DESSALINIZAÇÃO E REUSO DA ÁGUA


expertise em dessalinização global, INSTITUTO DE DESSALINIZAÇÃO DME DA ALEMANHA APRESENTA "PANORAMA SOBRE A DESSALINIZAÇÃO MUNDIAL, TECNOLOGIAS E MERCADO GLOBAL"

Eng. Claus Mertes

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA REPRESENTAÇÃO DO ESTADO DE BADEN-WÜRTTEMBERG NO BRASIL

Claus Mertes, Engenheiro, diretor executivo do Instituto de Dessalinização da Alemanha DME. A DME é uma empresa referência na Alemanha no que diz respeito a "dessalinização". Fundada em 2008, para oferece apoio ao instituto que tem o mesmo nome, DME Institute, que foi fundado em 2003. Já treinou mais de 1.500 profissionais mundiais na Alemanha, vindos das mais diversas partes do mundo. A DME oferece todos os possíveis contextos sobre a tecnologia de dessalinização de forma atualizada, assim como uma visão global do mercado. Também realizam contratos de consultoria, nacionais e internacionais.

Links relacionados:

AGUARDANDO DISPONILIDADE DE PALESTRA



pROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE STUTTGART, ALEMANHA, aPRESENTA "PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA GESTÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS NO BRASIL- PROJETOS COM BADEN-WÜRTTEMBERG"

 Prof. Dr. Uwe Menzel

PROFESSOR DOUTOR DA UNIVERSIDADE DE STTUGART

Prof. Dr. Uwe Menzel , Engenheiro Civil e pós-graduado em Engenharia Civil pela Universität Stuttgart, Alemanha. Doutor em Técnicas de Proteção Ambiental pela Universidade de Stuttgart. Diretor Acadêmico da Universidade de Stuttgart no Instituto de Engenharia Sanitária, Qualidade da Água e Resíduos Sólidos (Institut für Siedlungswasserbau, Wassergüte und Abfallwirtschaft, Universität Stuttgart (ISWA). Chefe do Departamento Tecnologia de Áquas e Efluentes Industrial (IWT) na ISWA, Professor da Dupla Diplomação e professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Internacional em Meio Ambiente Urbano e Industrial (PPGMAUI) da UFPR, Universität Stuttgart e SENAI-PR. Vice-Presidente da Plataforma de Tecnologias Ambientais (PU) na Federação das Indústrias do Estado de Baden-Württemberg (LVI). Consultor e Avaliador no Instituto Alemão de Engenharia de Estruturas (Deutsches Institut für Bautechnik (DIBt)) em Berlin, no qual participa do Comitê para aprovação de sistemas de recirculação no campo de águas residuais contendo óleo mineral. (Allgemeine Bauartzulassung von Kreislaufanlagen im Bereich mineralölhaltige Abwässer).  

AGUARDANDO DISPOBILIDADE DE PALESTRA



REUSO DA ÁGUA: SUA IMPORTÂNCIA NA LIMPEZA DE TANQUES INDUSTRIAIS E CAMINHÕES SILO

Simone Horvatin

PARA QUEM BUSCA OPORTUNIDADE DE NOVOS NEGÓCIOS E SUSTENTABILIDADE

Simone Horvatin irá apresentar a solução da empresa holandes GRONINGER CLEANING SYSTEMS para limpeza de tanques industriais e caminhões-silo. A empresa holandesa Gröninger Cleaning Systems é líder na Europa no fornecimento de soluções para a limpeza interior e exterior de forma sustentável e ecológica de tanques industriais, tanques-silo de caminhões, tanques-contêiners. Os sistemas são modulares: assim atende cada cliente de forma personalizada. A Gröninger Cleaning Systems garante desde a concepção, design, construção, instalação e o funcionamento do serviço de limpeza dos tanques e caminhões, além de fornecer sistemas associados para o correto uso e reuso da água (tratamento), purificação do ar, sistemas secos e fornecimento de água quente (aquecimento central ou à vapor).

Links relacionados: 

https://ambientalmercantil.com/tecnologia-ambiental-agua-captacao-tratamento-descontaminacao-estacao-ete-equipamentos-acessorios-aguas-solo/lava-jato-sustentavel-de-tanques-silo-e-conteiners-de-caminhoes.html 

 

PALESTRA

Download
groninger_FIEA_Brazil.pdf
Adobe Acrobat Document 2.0 MB


PAINEL II - TARDE

SOLUÇÕES E TECNOLOGIAS PARA O TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES

"TRATAMENTO DO CHORUME POR OSMOSE REVERSA" É tecnologia européia E pioneira na américa latina

Marcelo Viegas, Coordenador 

COORDENADOR DA LTM BRASIL

O painel I será composto de empresas que oferecem soluções e tecnologias para o tratamento de águas e efluentes.  Marcelo Viegas Soares, coordenador da LTM Brasil, multinacional de 30 anos de existência, presente na América Latina.  Oferece soluções ambientalmente eficazes para indústrias e a prefeituras, adotando o principio da Gestão Integrada, para transformar resíduos em Recurso, sendo pioneira em tratamento de chorume por osmose reversa. 

Links relacionados:

PALESTRA

Download
ETA AM AL 2019-LTMBRASIL CHORUME.pdf
Adobe Acrobat Document 4.1 MB


Tecnologias para Tratamento de Água - Remoção de Nitrato em poços de abastecimento para potabilização

Flávio Alcantara 

HIDRO-SOLO INDÚSTRIAS E COMÉRCIO - TRATAMENTO  DE ÁGUA E IRRIGAÇÃO

Flávio Alcantara, engenheiro mecânico pela Universidade Estadual Paulista e pós-graduado em Tratamento de Água pela Universidade Federal de Alagoas, sócio-diretor da Hidro Solo, empresa fabricante de equipamentos para tratamento de água e irrigação, localizada em Maceió. Fundada em 1981, a Hidro Solo se especializou no desenvolvimento e fabricação de produtos para irrigação e tratamento de água. Apoiada em sua já consolidada experiência na fabricação de canhões aspersores, válvulas e sistemas de filtragem para irrigação localizada, desenvolveu, também, tecnologias e equipamentos para tratamento e reuso de água, como crepinas, filtros de areia, de antracito, de zeólitos e de carvão ativado, abrandadores, estações de tratamento de água compactas de dupla filtração, desfluoretadores, desnitratificadores e fundo de fluxo confinado para filtro de areia. Link relacionado: 

https://hidrosolo.com.br/pt

PALESTRA

Download
Hidro Solo.pdf
Adobe Acrobat Document 2.6 MB


TECNOLOGIA AUSTRALIANA PRESENTE NO BRASIL PARA O "TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS POR MEIO DE REATORES BIOLÓGICOS MODULARES COM MEMBRANAS NANO CERÂMICA "

Prof. Marcius Omena, Fundador

COORDENADOR DA LTM BRASIL

Os sócios-fundadores e engenheiros da Essencial possuem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento e operação de sistemas ambientais. O foco da Essencial é atender as reais necessidades dos clientes. Acreditam que todo negócio tem um ponto de equilíbrio com a preservação do meio-ambiente. 

 

A Essencial desenvolve engenharia para garantir a sustentabilidade das empresas. O papel da Essencial é encontrar o balanço ideal entre a produção e o tratamento de efluentes e resíduos, por meio de uma engenharia inovadora e tecnologias de baixo impacto.

 

São distribuidores exclusivos da empresa australiana BioGill, uma companhia de biotecnologia que combinou os poderes da ciência e da natureza para tratar água. A tecnologia de seus biorreatores de superfície, com biomassa fixada sobre mídia, realiza o tratamento de águas residuais com alta eficiência, baixo consumo de energia e simplicidade operacional.

 

Links relacionados: 

https://www.essencial.eco.br/inicio 

PALESTRA

Download
ETA AM AL 2019_Essencial_Biogill.pdf
Adobe Acrobat Document 2.7 MB


Download
ETAALAGOAS_PROGRAMAÇÃO FINAL
PROGRAMACAO_FINAL_I_FIEA_ETA2019_AMBMERC
Adobe Acrobat Document 6.0 MB

APOIO TÉCNICO ESPECIAL E COOPERAÇÃO

APOIOS INTERNACIONAIS 





EMPRESAS PATROCINADORAS



APOIOS INSTITUCIONAIS