17 DE MAIO DE 2019 NA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP, SÃO PAULO - SP

QUEM TORNOU ESTE FÓRUM TÃO ESPECIAL...

I FORUM AMBIENTAL MERCANTIL SOBRE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE - RSS

ABERTURA E MODERAÇÃO

Prof. Patricia de Araújo 
Prof. Patricia de Araújo, Biomédica, com MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais, e Gestão de Resíduos Sólidos Poli USP.  Foi responsável pelo setor comercial da UTR. Possui experiência nos Estados Unidos  (St. Mary´s Hospital) e departamento de Saúde Pública de São Francisco. 



participação especial - mesa e abertura

PALAVRA DE ABERTURA DA DIRETORA PRESIDENTE DA CETESB

Patrícia Faga Iglecias Lemos, Diretora-Presidente

Formação acadêmica possui titulação de Livre-docência, Doutorado e Mestrado pela Universidade de São Paulo – USP; e graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em seu trajeto profissional, tem atuação como Superintendente de Gestão Ambiental e Professora Associada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo desde 2009, com larga experiência na carreira acadêmica, em projetos de pesquisa, publicação de artigos em periódicos, livros publicados, participação e moderação de eventos e entrevistas entre outros. Foi Secretária de Estado do Meio Ambiente de São Paulo no período de 2015 a 2016. Em suas premiações e títulos, recebeu o Destaque Sustentabilidade – WOCA 2018 – em tributo e reconhecimento pela carreira em prol da gestão ambiental e atuação no programa cidades do pacto global da ONU, GCSM – Global Council of Sales Marketing.



PALAVRA DA VEREADORA DE SÃO PAULO

"COMO TIRA DO PAPEL?" OS DESAFIOS PARA APLICAÇÃO DE LEGISLAÇÃO FEDERAL NO MUNICÍPIO, COM TUDO O QUE PRECISA PARA SER "HARMONIZADO"
LEIS MUNICIPAIS, DECRETOS REGULAMENTADORES, PORTARIAS, OS MEIOS DE FISCALIZAÇÃO E RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

Soninha Francine está no segundo mandato como vereadora de São Paulo. Professora, jornalista, escritora e palestrante. Em 2008 e 2012 disputou a prefeitura de São Paulo. Foi Subprefeita da Lapa, membro do Conselho de Administração da Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, entre outras funções públicas.  É integrante da Comissão Extraordinária do Meio Ambiente, da Comissão de Orçamento e Finanças e da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo.   

Assessora: Lylian Concellos 



PROF. DR. DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP

José Carlos Mierzwa

Pós-doutorado na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard (2011), livre docência na Escola Politécnica da USP (2009), doutorado em Engenharia Civil [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1996). Professor pesquisador da Universidade de São Paulo, desde maio de 2013, Vice chefe do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica e Coordenador do Programa Poli-USP Recicla.



palestras de especialistas que já confirmaram presença!

COORDENADORA DO NÚCLEO GESTOR DE RSS NA AMLURB

PALESTRA: GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA CIDADE DE SÃO PAULO 

Tamiris Gonçalves Souza

Formada  em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo, Pós Graduada em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental. Faculdades Oswaldo Cruz, com curso na Japan Internacional Cooperation Agency (Japão): Enhancement of Solid Waste Management Capacity (Advance, Planning & Policty). Coordenadora de programa I Diretoria Gestão e Serviços – Gerência de Concessões e Permissões – Setor de RSS. Fiscal dos contratos de concessão na Prefeitura de São Paulo e Coordenadora do Núcleo Gestor de Resíduos de Serviços de Saúde na AMLURB.


CONSULTOR EM GESTÃO DE RESÍDUOS DA ABRELPE E SILCON

PALESTRA: "TRATAMENTO DE RSS GRUPO B"

Odair Luiz Segantini
Administrador pelo ICS de Americana/SP, Pós-Graduado em Gestão Integrada de Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho pelo SENAC/SP, Especialista em Gestão Integrada de Resíduos pela LESAP/SP, em Planos de Gerenciamento de RSS pela Faculdade de Saúde Pública/USP, e em Elaboração de Plano Simplificados de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos pelo MMA. Atualmente é Consultor em Gestão de Resíduos na ABRELPE e SILCON, com mais de 18 anos de experiência na área de gestão de resíduos sólidos.


FUNDADOR E DIRETOR DA ENGE-APLIC

PALESTRA: INCINERAÇÃO E MEIO-AMBIENTE

Eduardo Pereira Gomes

Engenheiro Industrial pelo Mackenzie com pós graduação em Administração de Empresas pela Getúlio Vargas. Fundador da ENGE-APLIC Montagens Industriais (1978), empresa fabricante de queimadores, fornos, incinerados, crematórios, secadores e equipamentos na área de combustão industrial. Autor de projetos de Incineração e Cremação. Já realizou a construção de mais de 200 Incineradores, Crematórios e Fornos, no Brasil e em vários países da América Latina nos últimos 30 anos. 


DIRETORA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

PALESTRA: "O QUE SÃO BOAS PRÁTICAS DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE E QUAIS OS PROBLEMAS FREQUENTES" 

Roseane M. Lopes de Souza
Diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES São Paulo (ABES-SP) e coordenadora das Câmaras Técnicas de Resíduos Sólidos e de Saúde Pública. Na sua palestra irá abordar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Sistema Nacional do Meio Ambiente – Sisnama, Sistema Nacional de Vigilância Sanitária –SNVS, Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – Suasa, Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial –Sinmetro e Normas da ABNT de RSS.


QUÍMICA DA CETESB - COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

PALESTRA: "LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO" 

Patrícia de Souza Medeiros Barbosa 

Possui graduação em Química e em Química com atribuições tecnológicas pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (2009) e especialização em Gerenciamento Ambiental, pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é Química da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de avaliação de projetos de utilização e tratamento de resíduos sólidos industriais e urbanos, de projetos de tratamento de resíduos de serviços de saúde e na análise de planos de gerenciamento de resíduos sólidos. Atua desde 2012 como docente nos cursos sobre gerenciamento de resíduos sólidos oferecidos pela CETESB e mais recentemente nos cursos de Pós-Graduação da Escola Superior da CETESB – ESC e das Faculdades Oswaldo Cruz. 


ESPECIALISTA E CONSULTORA EM TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE SAÚDE

PALESTRA: "GERENCIAMENTO DE RSS NA CALIFÓRNIA EUA - GESTÃO EFICIENTE"

Prof. Patricia de Araújo 
Prof. Patricia de Araújo, Biomédica, com MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais, e Gestão de Resíduos Sólidos Poli USP.  Foi responsável pelo setor comercial da UTR. Possui experiência nos Estados Unidos  (St. Mary´s Hospital) e departamento de Saúde Pública de São Francisco. 


COORDENADORA ADJUNTA DA CTRS DA ABES SP

PALESTRA: "COLETA SELETIVA E OS RISCOS À SAÚDE DO CATADOR"

Delaine Romano

É designer, formada em comunicação visual pela Fundação Armando Álvares Penteado, com MBA em Gestão de Resíduos Sólidos pela Escola Politécnica da USP e extensão na área de Gestão - Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela Fundação Instituto de Administração da USP.  Coordenadora Adjunta da CTRS e Fórum Lixo e Cidadania do Estado-SP. Coordena o projeto de gestão de cooperativas com aporte financeiro da IAF - Inter American Foundation; Preside o Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste, onde coordena o Programa "Coleta Seletiva Zona Leste Faz!"



ORGANIZAÇÃO E APOIO NA MODERAÇÃO

Betina G. Rodrigues Alves, PHD em Meio-ambiente pela USP, diretora de eventos da Ambiental Mercantil irá abrir e moderar o evento. A empresa Ambiental Mercantil é afiliada da empresa alemã SUPPLYgoGREEN technologies for a green world. Oferece a primeira plataforma de anúncios classificados, self-serve e gratuita, para atender e criar oportunidades de negócios aos vários segmentos do mercado ambiental brasileir, AMBIENTAL MERCANTIL O portal mais ambiental do Brasil. 



Download
PROGRAMAÇÃO PRÉVIA PARA BAIXAR
xPROGRAMACAO-FINAL-RSS-AMBIENTALMERCANTI
Adobe Acrobat Document 997.4 KB

APOIO INSTITUCIONAL E TÉCNICO  


PATROCINADORES PRATA


PATROCINADORES BRONZE


APOIOS INSTITUCIONAIS