03 DE ABRIL DE 2019 NA FIESP, SÃO PAULO - SP

QUEM TORNOU ESTE FORUM TÃO ESPECIAL? VEJA A POGRAMAÇÃO!

TRATAMENTO DE ÁGUA DE REUSO NO BRASIL COM UM OLHAR ESPECIAL PARA O TRATAMENTO  DO CHORUME

PAINEL DA MANHÃ: SOLUÇÕES E TECNOLOGIAS PARA O CHORUME

08:30h-09:00h

CREDENCIAMENTO



09:00h-09:20h

ABERTURA  E MODERAÇÃO

Betina G. Rodrigues Alves, PHD em Meio-ambiente pela USP, diretora de eventos da Ambiental Mercantil irá abrir e moderar o evento. A empresa Ambiental Mercantil é afiliada da empresa alemã SUPPLYgoGREEN technologies for a green world. Oferece a primeira plataforma gratuita de anúncios classificados online para atender e criar oportunidades de negócios aos vários segmentos do mercado ambiental brasileiro, AMBIENTAL MERCANTIL O portal mais ambiental do Brasil. 



09:20h-10:00h

"UM PANORAMA SOBRE O TRATAMENTO DE EFLUENTE DE ATERRO SANITÁRIO NO BRASIL"

Francisco José Pereira de Oliveira, fundador e diretor técnico da FRAL CONSULTORIA, é engenheiro civil e Pós-graduado em Mecânica dos Solos, Fundações e Geotecnia.  Francisco José Pereira de Oliveira acumula 40 anos de experiência em fundações, barragens, aterros sanitários, biogás, meio ambiente, planejamento urbano, sistema de limpeza urbana, saneamento, drenagem, terraplanagem e pavimentação. Reconhecido pela qualidade na elaboração e  desenvolvimento de projetos, possui 55 trabalhos publicados em onze países das Américas e Europa, além de ser membro e colaborador de entidades nacionais e internacionais. 

Link relacionado: http://www.fralconsultoria.com.br/



10:00h-10:30h

GESTÃO DE ÁGUAS E EFLUENTES EM ATERROS

Fabiano do Vale Souza, coordenador da SOLVÍ Soluções para vida. Atua no grupo de Solví desde 2002, mestre em Engenharia Química pela Unicamp, com experiência profissional de 21 anos na área técnica, além de 10 anos na área de  desenvolvimento e inovação tecnológica.

Link relacionado: http://www.solvi.com/ 



10:30h-11:00h

COFFEE BREAK E NETWORKING



11:00h-11:45h

PATROCINADOR DIAMANTE

"TRATAMENTO DE CHORUME POR OSMOSE REVERSA"   

Marcelo Viegas Soares, coordenador da LTM Brasil, multinacional de 30 anos de existência, presente na América Latina.  Oferece soluções ambientalmente eficazes para indústrias e a prefeituras, adotando o principio da Gestão Integrada, para transformar resíduos em Recurso, sendo pioneira em tratamento de chorume por osmose reversa. 

Links relacionados:

http://www.ltmbrasil.com.br/   

http://ambientalmercantil.com/osmose-reversa/tratamento-de-chorume-ltm-brasil.html 



11:45h-12:30h

DISCUSSÃO E ENCERRAMENTO DO PAINEL DA MANHÃ



12:30h-14:00h

ALMOÇO E NETWORKING


PAINEL DA TARDE: REUSO DE ÁGUAS, TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES


14:00h-14:30h

TRATAMENTO DE LIXIVIADOS DE ATERROS SANITÁRIOS EM CONJUNTO COM ESGOTO SANITÁRIO E SUAS IMPLICAÇÕES.

Ronan Cleber Contrera possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado pelo Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC - USP. Foi assessor do Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São Carlos-SP, atuando no processo de encerramento do Aterro de Resíduos da Construção Civil de São Carlos-SP e chefe da Divisão de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Públicos da Prefeitura de São Carlos-SP, atuando na gestão dos resíduos do Município de São Carlos. Foi também gestor e analista de projetos de saneamento para Sabesp através do Consórcio ETEP, Enger, Maubertec. Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Chefe do Laboratório de Saneamento (Lucas Nogueira Garcez) e também do Laboratório Analítico e Experimental em Resíduos Sólidos Industriais e Urbanos (LAERSIU). Atua na área de Engenharia Sanitária, com pesquisas em Tratamento biológico de resíduos sólidos, lixiviados de aterros sanitários e águas residuárias. 

Email:  contrera@usp.br



14:30h-15h00h

SUSTENTABILIDADE x TRATAMENTO DE CHORUME

Palestrante: Antonio Donizete Soler, engenheiro com mais de 20 anos de experiência, estará abordando o por que o Tratamento de Chorume tem de se tornar uma prioridade efetivamente. Desenvolvedor de uma tecnologia para o Tratamento de chorume em aterros sanitários por processo de pirólise por indução térmica e destilação fracionada, com a utilização do biogás (gás metano CH4 do próprio aterro sanitário). Abordará também a necessidade de haver uma resolução CONAMA específica para Chorume (e não basear nas Resoluções CONAMA 357 e 430).

Email: antoniosoler.ads@gmail.com 



15:00h-15:OOh

SOLUÇÕES PARA LIMPEZA INTERIOR E EXTERIOR À VAPOR PARA TANQUES INDUSTRIAIS E TANQUES-SILO DE CAMINHÕES COM PÓS TRATAMENTO E OU REUSO DE ÁGUA.



15:30h - 16:00h

COFFEE BREAK E NETWORKING



16:00h-17:00h

DISCUSSÃO E ENCERRAMENTO DO PAINEL DA TARDE



Download
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO
v11_IAS_AM_SEMINARIO.pdf
Adobe Acrobat Document 1.6 MB

PATROCINADORES DIAMANTE


PATROCINADORES PRATA


PATROCINADORES BRONZE



INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES


APOIOS 



ORGANIZAÇÃO